segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lê é bom

"Lê é bom"

 Peça de teatro criada exclusivamente para Biblioteca de Extensão pelo grupo "Cia de Teatro é Invenções Artísticas" . As artistas Karina Faria e Iara Villaça incentivam de maneira lúdica a leitura, explorando temas diversificados como narrativa, poesia, cordel e noticias e no final de cada peça convidaram a platéia a criarem seus próprios textos.
A Biblioteca levou o grupo para diferentes comunidades com o Projeto Domingo na Praça, a citar Dique, Calabar, Nova Constituinte e Farol da Barra.
Fotos das apresentações:






As atrizes...

Iara Villaça



É atriz formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia em 2002 e especialista em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas Olga Mettig. Desenvolve trabalho de pesquisa de interpretação com máscaras teatrais com o grupo “Pra nós a máscara”. Com a É Cia de Invenções Artísticas integra a Cooperativa Baiana de Teatro. Também é dramaturga, roteirista e produtora. Dentre seus principais trabalhos como atriz, estão: “Isto é Bom Demais”, com direção de Armindo Bião; “Você me conhece” e “Do lado de dentro do canto da sereia” (espetáculo vencedor do prêmio estímulo de montagem da Fundação Cultural do estado da Bahia), ambos com direção de Isa Trigo e realizados pelo grupo Pra nós a máscara; Entre outros.
Além do trabalho de atriz, ensina e dirige trabalhos com jovens. Seu mais recente trabalho nesse sentido foi como Coordenadora Artística do GAPA-Ba (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS).

Karina Faria






Socióloga, mestre em Administração de Empresas, doutoranda em Artes Cênicas. Inicia carreira artística através da música, (1991) fazendo cursos de canto e shows como solista e/ou membro de coros.
A formação de atriz inicia-se no X Curso Livre de Teatro da UFBa (1994-1995). De 1997 a 2001 integra a Cia de Teatro dos Novos (Teatro Vila Velha), período em que se conforma sua formação; em 5 anos faz cerca de 15 cursos/oficinas (mestres nacionais e estrangeiros).
Fora dos palcos desenvolve trabalho na área de arte-educação ministrando aulas de teatro para todas as idades. A exemplo dos projetos: Capacitação Solidária, do Governo Federal (1999); Universidade para Todos, do Governo Estadual, coordenado pela UNEB, (2006); reciclagem para orientadores de adolescentes em conflito com a lei, – UNEB (2008); arte-educação na prevenção à AIDS – GAPA-Ba (2007 a 2009).
Fez parte da Diretoria da Cooperativa Baiana de Teatro, como Diretora Administrativa e, posteriormente, Presidente.
Sua carreira está sempre aliada à preocupação com discussões e ações políticas e à presença em grupos de teatro.

0 comentários:

Postar um comentário