Projetos

Projeto Lê Bairros

Estamos  em  oito bairros da cidade do Salvador - Liberdade, Fazenda Grande III, Cajazeiras X, Pau da Lima, D'Avelar, Santa Cruz, Plataforma e Periperi - com o serviço de empréstimo de livros, pesquisa, atividades lúdicas, oficinas, narração de histórias atendendo um público estimado de mais de 12.000 pessoas anualmente.
São transportados nas bribliotecas móveis 4.000 livros entre literatura, arte, didáticos e referências, além de jornais e revistas que complementam a coleção.
Desde 2008 a Biblioteca de Extensão atende também as CRE's Orla, Liberdade, Cajazeiras e Suburbio I com o objetivo de contribuir para a formação de estudantes leitores, difundir conhecimentos da cultura e história afro-brasileira, indígena, meio ambiente e da diversidade cultural.
Atuamos nas escolas do ensino fundamental, com narrativas de histórias e estímulo a criação literária, atividade de reconto e desenhos. Já visitamos desde 2008, 345 Escolas, contribuindo desta forma com a educação, vetor fundamental de estruturação humana e cidadania atingindo mais de 32.000 alunos da rede fundamental de ensino.











Projeto Domingo na Praça

Aos domingos levamos informação, cultura, diversão e arte as praças e parques da cidade do Salvador . Inserindo o livro e a literatura, proporcionando acesso as manifestações das artes cênicas, dos poetas e escritores, mágicos e contadores de histórias no lazer da população baiana.
Desde de 2007 o Projeto Domingo na Praça vem promovendo informação e cultura de forma lúdica com a intenção de estimular a imaginação, a criatividade e a apreciação das artes e de nossa herança cultural. Em 2011 o Projeto atingiu mais de 5.000 pessoas que apreciaram e participaram de nossas atividades culturais nas praças e parques da cidade.

Estamos sempre no primeiro domingo do mês no Dique do Tororó, no segundo - Praça da Lua, terceiro - Calabar e último domingo do mês - Farol da Barra das 08h às 12h.




Espaços de Leitura

O Projeto Espaços de Leitura reafirma a expansão e descentralização de acervos das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia de forma a proporcionar acesso permanente e democrático ao livro e a leitura. Instalado em comunidades e instituições diversas estes espaços, recebem acervo e treinamento técnico e somam até hoje 52 espaços distribuídos nas unidades prisionais do interior do Estado, terreiros de candomblé, bibliotecas comunitárias, centros sociais urbanos, em Cases/ Fundac, ONGs entre outras, com o objetivo de democratizar a informação e a leitura. São promovidas ações culturais e educativas a exemplo de palestras, teatro, recitais, cursos, artes e artesanato de forma a contribuir principalmente para que jovens e crianças descobram a necessidade e o prazer da leitura.
 O resultado alcançado por este Projeto é percebido principalmente por promover nas Comunidades acesso a acervos bibliográficos e à informação, comprovados pelas estatísticas mensais, por subsidiar a pesquisa e o acompanhamento escolar; por oportunizar o contato com as diversas linguagens e as variadas manifestações artísticas e culturais. Dessa forma, a Biblioteca de Extensão espera contribuir para a educação, para a diminuição dos índices de violência e o despertar do senso crítico e da cidadania nas comunidades, de forma planejada, permanente e, sobretudo, crescente.





0 comentários:

Postar um comentário