Dica de Leitura


Em comemoração ao dia do escritor, 25 de julho. Sugerimos como leitura livros de escritores baianos homenageados pela Biblioteca Móvel.

Neste livro Lilia Gramacho  conta a  estória de uma menina que detestava livros, até que um dia uma idéia diferente mudou o seu jeito de pensar.
Trenzinho Azul   de Mabel Veloso, relata a estória de um trem que se vestiu com a roupa mais nova que encontrou na estação, pôs até gravata listrada e lenço no bolso. Mas só as crianças notaram que ele, que passava sempre igual, naquele dia parecia muito diferente.




 
Neste livro o autor, Jorge Conceição faz uma releitura da popular canção de ninar "Boi da cara preta".




Outras Sugestões:

 
O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini




O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. (http://www.skoob.com.br/livro/2-o-cacador-de-pipas)

"Não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar."
                                                                                 O Caçador de Pipas





Obras de Jorge Amado


Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna, Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado é dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, capital da Bahia.
O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc.
Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.

Seus livros:

O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.
                                                                             (http://www.suapesquisa.com/jorgeamado/)
"Não pode haver criação literária mais popular, que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e sente sua força. Por isso mesmo, a trova e o trovador são imortais."
                                                                                                                                           Jorge Amado


 

"Era uma vez um homem diferente de todo mundo. Ele havia nascido sem cor. Por causa disso, foi pesquisar até conseguir retirar as cores do mundo! "

Um livro bem legal! UM DIA SEM COR (IBEP-Nacional) de Valéria Belém traz ilustrações de Adriana Mendonça. O mesmo é voltado para leitores jovens, conta a história de um menino que nasceu sem cor num mundo repleto de cores. O garoto cresce e sofre com a sua "diferença". Inteligente, usa da sua sabedoria para modificar tudo ao seu redor em prol unicamente da sua satisfação. Enfim, uma criança o convida a "endireitar" o mundo e o homem sem cor descobre que pode usar sua inteligência a favor de todos, inclusive dele mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário