A Biblioteca de Extensão em parceria com o Programa do Governo Pacto pela Vida, neste domingo, 16/09, na comunidade do Calabar dentro do Projeto Domingo na Praça apresentou a artista plástica e arte educadora Marina Sales, que contou a história de Shel Silverstein "A Árvore Generosa" .
"Uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem. No Brasil, a delicada narrativa criada por Silverstein foi traduzida pelo renomado escritor mineiro Fernando Sabino. Pautando-se pelo respeito aos leitores, a nova edição da Cosac Naify restabeleceu o formato original (e generoso) do livro. Para além das questões ecológicas, ele sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em escala planetária."
Logo após a narração, Marina convidou as crianças para colherem as folhas caida das árvores e com estas, papel e giz de cera realizaram com técnica de desenho e pintura um lindo painel onde foram colado e montado a partir dos desenhos das crianças.
A Biblioteca de Extensão integra a Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, coordenado pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A Biblioteca está sob a direção desde 2007 de Gleide Machado Almeida e é responsável pelo funcionamento das Bibliotecas Móveis e formação de Espaços de Leitura abrangendo diversas instituições, sejam elas no âmbito governamental, comunitárias ou de iniciativa privada.
A Biblioteca Móvel cumpre seu roteiro semanal nos bairros e aos domingos participa com o baiano em seu lazer nas praças com o Projeto Domingo na Praça inserindo o livro e a literatura e proporcionando o acesso também as manifestações das artes cênicas, dos poetas e escritores, mágicos e contadores de histórias, entre outras manifestações das artes e da literatura.
0 comentários:
Postar um comentário