sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Biblioteca Móvel participa da Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica 2012

 
 
 
 
 
Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo Baiano, respirou literatura entre os dias 17 e 21 de outubro, período em que aconteceu a segunda edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, a Flica (www.flica.com.br). O evento foi realizado no Conjunto do Carmo e teve o objetivo de inserir a Bahia no roteiro das festas literárias do Brasil. A festa totalmente gratuita com uma programação musical paralela às mesas literárias.
Em 2012, os centenários dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues  receberam homenagens com mesas especiais, com destaque para a participação de Sônia Rodrigues, filha do "anjo pornográfico". Entre os autores confirmados, estão o poeta baiano Ruy Espinheira Filho, o angolano José Eduardo Agualusa, a apresentadora e humorista Maria Paula, a filósofa gaúcha Marcia Tiburi, Javier Moro, da Espanha, e Inês Pedrosa, de Portugal.
O auditório principal do evento, localizado no Conjunto do Carmo, tem a capacidade de receber 250 pessoas e, especificamente para a Festa, será ampliado para que comporte 300 pessoas. No espaço Varanda do Sesi, localizado dentro do museu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde funcionou em 2011 a Casa da Rede,  aconteceram shows musicais, além de performances artísticas.
Este ano, o evento traz uma grande novidade: a curadoria compartilhada, entre três membros: o escritor Emmanuel Mirdad, o produtor cultural Alan Lobo, e o próprio Schommer. Para Mirdad, que também é produtor do evento, o festival se destaca por fazer uma conversão do fluxo turístico habitual para a Bahia, fugindo do aspecto "praiano-carnaval", para oferecer uma opção mais cultural e também festiva, especialmente para os amantes da literatura. Além dele, participaram da coordenação do evento Marcus Ferreira, da Putzgrillo! Cultura, os já citados Alan Lobo e Aurélio Schommer, e a Icontent/Rede Bahia, parceiros do evento.
A Flica teve o patrocínio da Coelba e Governo do Estado da Bahia (através do Fazcultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda) e Petrobras, e apoio da FIEB/SESI e Bahiatursa, apoio institucional da Prefeitura de Cachoeira, e realização da Putzgrillo! Cultura e Icontent/Rede Bahia. A Flica propõe a descentralizar as ações culturais do país, incentivar o turismo na região, estimular os debates literários, a geração de empregos, além de democratizar o acesso popular à cultura literária do Brasil e de outros países.
 
Publicado no jornal Tribuna da Bahia - 16 de outubro de 2012.
 
A Biblioteca de Extensão unidade de biblioteca da FPC/Secult  esteve presente no evento com sua Biblioteca Móvel levando para comunidade literatura diversificada, periódicos, narração de história na praça, atividades  e jogos educativos.
 
 




 


0 comentários:

Postar um comentário