Histórico

Biblioteca de Extensão
Saber e arte por toda parte



Para viabilizar o programa de extensão a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT/Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público do Estado da Bahia- FPC mantém a Biblioteca de Extensão criada pelo Decreto nº 31.615 com a missão de coordenar as Bibliotecas Móveis e  implantar Espaços de Leitura em diversas comunidades e instituições. Fazer extensão requer uma dinâmica onde o poder público apóia e participa com o comunitário tendo como objetivo a afirmação da cidadania.

Um dos programas de maior visibilidade são as Bibliotecas Móveis que atuam semanalmente nos bairros: Cajazeiras X, Liberdade, Pau da Lima, Fazenda Grande III, Periperi, Santa Cruz, Don Avelar e Plataforma com média anual 12.000 consultas. São 2 micros ônibus e 4.000 livros entre literatura, braile, arte, didático, jornais e revistas.
Há 25 anos, esse serviço criou e desenvolveu projetos avançando em autonomia rumo à participação comunitária em Salvador, região metropolitana e interior do Estado.

Além de serviços prestados à comunidade, a Biblioteca de Extensão representa a SECULT/ FPC participando de vários programas sociais como: Ação Global, Você Cidadão, Rota da Independência, Feira Literária de Feira de Santana - UEFS, Pacto pela Vida, FLICA- Festa Literária de Cachoeira, além de feiras de saúde e cidadania promovidas por Associações de Bairros e Escolas dentre outros eventos.

Compondo as atividades de extensão, o projeto Espaços de Leitura reafirma a expansão e descentralização de acervos das bibliotecas de forma a proporcionar acesso permanente e democrático ao livro e a leitura. Instalado em cominidades e  instituições diversas, o acervo é formado por livros, revistas e recortes de jornais que se ampliam pelas visitas técnicas e controle estatístico mensal.

A Biblioteca de Extensão realiza ações ligadas à leitura e à escrita  visando promover e proporcionar atividades socioeducativas  com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e ampliar o número de leitores entre os diversos segmentos da sociedade.




0 comentários:

Postar um comentário