quinta-feira, 4 de setembro de 2014

I FLICH – Fundação Pedro Calmon participa da Festa Literária da Chapada Diamantina

 De 03 a 07 de setembro, os municípios de Lençois e Seabra, na Chapada Diamantina, receberão a primeira edição da FLICH – Festa Literária Internacional da Chapada Diamantina, reunindo ações nos campos da literatura, educação e cultura. A Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia estará presente na Festa, por meio de sua Diretoria do Livro e Leitura (DLL) e a Biblioteca Móvel, além de ações que serão realizadas na Casa Afrânio Peixoto, unidade da Fundação.
Na unidade, no terceiro dia da programação (05), às 9h30, será realizado debate com o tema “O que quer e o que pode a Literatura na Escola?”, com os professores doutores Márcia Rios (UNEB) e Osmar Soares Filho (UFRJ), com mediação do professor Murillo Neto, da Universidade Federal do oeste da Bahia (UFOB). À tarde, às 15h, será a vez do debate “Compartilhando Experiências Leitoras: projetos dos municípios da região”, com a participação de representantes das escolas municipais.
No dia 06, às 9h30, a DLL realizará o projeto Outras Leituras, com o tema “História e oralidade”, com o historiador e cronista Manuca Passos. Logo após, haverá sessão de autógrafos do seu livro Reflexões filosóficas de Calixto. De 05 a 07, a Diretoria também irá expor suas publicações. À tarde, às 15h, será realizado o debate “Cartografias da Literatura”, com os escritores Carlos Barbosa, Emmanuel Mirdad e Bruno Liberal.

A Biblioteca Móvel estará ao longo de todo o evento estacionada na Praça Afrânio Peixoto (quinta) e no Mercado Municipal (sexta e sábado), com seu acervo de livros, revistas, jornais e outras publicações aberto ao público.
A Festa - A FLICH é uma ação da UNEB, junto à Associação EcoViva e a Prefeitura Municipal de Lençóis, e tem como objetivo principal estimular práticas de leitura na região da Chapada Diamantina, apresentando produções literárias regionais e nacionais. Integra a programação atividades como esas-redondas, palestras, rodas de diálogos com escritores, saraus, cafés literários, cinedebates, shows artísticos e manifestações culturais. Em sua primeira edição, a Festa Literária homenageia Orlando Senna, filho de Lençóis, cineasta, escritor e militante da produção audiovisual no país e fora dele, o centenário do cantor e compositor Dorival Caymmi e o consagrado escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.
Com informações: http://www.flich.uneb.br/
 

Fonte: http://www.fpc.ba.gov.br/flich-fundacao-pedro-calmon-participa-da-festa-literaria-da-chapada-diamantina/

0 comentários:

Postar um comentário