quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dica Cultural: Seminário em homenagem a Mário Cravo Jr.

Palacete das Artes promove seminário em homenagem a Mário Cravo Jr.


O Palacete das Artes, em homenagem aos 90 anos do artista plástico Mário Cravo Jr., promove, de 18 a 20 de julho, o seminário “A Arte Moderna Brasileira e Baiana”. O encontro, que vai reunir diversos especialistas, artistas plásticos e interessados, pretende discutir e ampliar os estudos do modernismo na obra de Mário Cravo e nas artes plásticas baianas. Durante a abertura do evento, às 19h, com presença confirmada do governador Jaques Wagner, haverá a inauguração de placa, confeccionada pelo artista Luiz Tourinho, que registrará o nome da Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes como Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Jr., além do lançamento do documentário “Mário Cravo Esculturas”.




Mário Cravo Jr. é considerado o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia dos anos 40 e 50, e um dos mais importantes artistas da nossa terra. Escultor reconhecido internacionalmente, do mesmo modo que seus contemporâneos Carybé e Jorge Amado, imprimiu em sua obra a essência do povo, suas tradições e crenças, seus costumes e mitos. Artista nato, jovem talentoso, homem falante, criativo e agitador, no melhor dos sentidos, foi do barro para o gesso e daí para a pedra sabão, aço, sucata, alumínio, resina, plástico, enfim, todo material que pudesse trabalhar.


A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone 71 3117 6998 ou pelo email: setoreducativo.palacetedasartes@gmail.com até o dia 16 de julho. Paralelo à programação, o público ainda pode conferir a exposição “Mario Cravo Jr. Esculturas”, que permanece no Palacete até o dia 1° de setembro. A mostra é composta por 58 peças, e tem a curadoria de Murilo Ribeiro, em parceria com o artista e sua assessoria.

Programação do Seminário
Dia 18 de julho, às 19h
Homenagem ao artista – Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Jr.
Lançamento do vídeo documentário “Mário Cravo esculturas”
Coquetel
Dia 19 de julho, das 18h30 às 21h
Seminário O Movimento Modernista no Brasil e na Bahia
A Arte Moderna Brasileira e o contexto histórico do Modernismo na Bahia
Transformações socioeconômicas  – José Sérgio Gabrielli (Seplan)
Mudanças Políticas – Paulo Fábio Dantas Neto (Ufba)
Mediadora – Juciara Maria Nogueira (Ufba)
Dia 20 de julho, das 9h30 às 12h
Tema Central: O Modernismo nas Artes
Chico Liberato (artista plástico e cineasta)
Almandrade (artista plástico, poeta e arquiteto)
Mediador: José Antônio Saja (Ufba)

0 comentários:

Postar um comentário