Julho fortalece nossa identidade baiana, pelo conhecimento de nossa história, brava, destemida de um povo simples e perseverante que soube lutar por sua independência - Salve 2 de Julho! A Biblioteca de Extensão e suas Unidades Móveis promoveu nos bairros e nas praças da cidade do Salvador atividades culturais em comemoração com recitais da literatura de cordel com o cordelista Jotacê Freitas e oficinas da arte com xilogravura executada pelo artista plástico Luis Natividade.
Jotacê Freitas e a Literatura de Cordel
Xilogravura
Xilogravura, “gravura obtida pelo processo da xilografia”. Xilografia quer dizer “arte de gravar em madeira. Técnica de impressão em que o desenho é entalhado com goiva, formão, faca ou buril em uma chapa de madeira”. (http://www.infoescola.com/artes/xilogravura/)
O artista plástico Luis Natividade contou a história da arte, mostrou e ensinou às crianças do bairro de Fazenda Grande III como fazer a xilogravura.
Parabéns à equipe pela preocupação em divulgar nossas atividades. É importante ver nossa cultura valorizada desta forma. Que nossa parceria seja sempre de sucesso! Um abreijos a todas. Jotacê Freitas
A Biblioteca de Extensão integra a Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, coordenado pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A Biblioteca está sob a direção desde 2007 de Gleide Machado Almeida e é responsável pelo funcionamento das Bibliotecas Móveis e formação de Espaços de Leitura abrangendo diversas instituições, sejam elas no âmbito governamental, comunitárias ou de iniciativa privada.
A Biblioteca Móvel cumpre seu roteiro semanal nos bairros e aos domingos participa com o baiano em seu lazer nas praças com o Projeto Domingo na Praça inserindo o livro e a literatura e proporcionando o acesso também as manifestações das artes cênicas, dos poetas e escritores, mágicos e contadores de histórias, entre outras manifestações das artes e da literatura.
Parabéns à equipe pela preocupação em divulgar nossas atividades. É importante ver nossa cultura valorizada desta forma. Que nossa parceria seja sempre de sucesso! Um abreijos a todas.
ResponderExcluirJotacê Freitas