quarta-feira, 16 de maio de 2012

Crianças do bairro da Chapada do Rio Vermelho curtem o acesso aos livros da Biblioteca Móvel

Alunos do Colégio Municipal Cristo é Vida, na Chapada do Rio Vermelho, tiveram nesta terça-feira (15), uma manhã diferente dos dias normais de aula. Eles participaram de uma atividade promovida pela Biblioteca Móvel, que semanalmente estaciona o ônibus cheio de livros para o deleite da comunidade. Eles ouviram da contadora Aline Lemos a história do livro O dragão que era galinha-d’angola (Salamandra), da escritora Anna Flora.

Com os olhos brilhando os alunos do Infantil Grupo 4 (de quatro anos) e logo após os do 1º ano do ensino fundamental (6 anos), ficaram atentos à contação e às gravuras do livro apresentado. A cada pergunta sobre o que estavam ouvindo da contadora, eles respondiam corretamente, demonstrando a atenção que o livro despertara em suas mentes.

Para Valdirene Lima, professora das crianças do Infantil Grupo 4, é uma oportunidade ótima para a escola e a comunidade terem acesso aos livros. “Normalmente seria muito difícil aos pais adquirirem os livros e agora eles têm a possibilidade de adentrar o mundo literário, além do apresentado em sala de aula”, reforça a educadora.


Biblioteca de Extensão com seu ônibus chamado de Biblioteca Móvel promove na Chapada do Rio Vermelho, das 9h às 17h, atividades lúdicas e de leitura para a comunidade. Esta é uma ação conjunta e contínua com o programa Pacto Pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), É possível também ter acesso aos já conhecidos os serviços de atendimento regular, com as funções de biblioteca (como empréstimos domiciliar, consulta e pesquisa).

O mesmo projeto está sendo executado, às sextas-feiras, para comunidade do bairro de Fazenda Coutos, que assim como a Chapada do Rio Vermelho, também participam da articulação entre sociedade e as esferas do Governo, dentro do programa Pacto Pela Vida. A proposta é incentivar à leitura, levando conhecimento, lazer e cidadania aos moradores. Para isso são utilizadas atividades lúdicas com palhaços, mágicos e contadores de história.



Texto e fotos: Fidelis Tavares/ ASCOM FPC

0 comentários:

Postar um comentário