No dia 25 de julho comemora-se o dia do escritor, e a Biblioteca de Extensão homenageia os escritores, em especial os baianos com uma exposição biográfica e bibliográfica nas Unidades Móveis, autores como Mabel Veloso, Lilian Gramacho, Nivaldo Lariú, Jorge Conceição, Neide Cortizo, Grupo Fala Escritor (Valdeck Almeida e Renata Rimet) e Meire Cazumbá estão entre os homenageados que já parciciparam no Programa Encontro com o Escritor promovido pela Biblioteca.
Mabel Veloso
Mabel Velloso é baiana, nascida em Santo Amaro da Purificação. Filha de José Veloso e Dona, é mãe da cantora Belo Veloso, irmã de Maria Betânia e de Caetano Veloso. É poeta, escritora, letrista e professora. Ensinou durante vinte anos em Santo Amaro e mais dez anos em Salvador. Depois, continuou trabalhando com arte-educação. Participou de encontros, seminários em colégios, sempre mostrando o livro como o bom companheiro, como o "brinquedo calado". Contou histórias em asilos e teatros mostrandoo valor da oralidade para se chegar à leitura. Publicou mais e dez livros infanto-juvenis e compôs muitas músicas que foram gravadas por sua filha, Belô, e por sua irmã, Maria Bethânia.
Lilia Gramacho
Autora Baiana de livros infanto – juvenis e fundadora do grupo de contação de estórias “Timgasalomenga”, Lilia conta que vem da sua avô o gosto pela criação e contação de estórias.A autora foi contemplada com o prêmio da Festa Literária de Parati, vencedora do Edital para Curta Metragem de Ficção Infanto-Juvenil do Ministério da Cultura, ganhadora do prêmio Mirian Muniz de teatro com a peça infanto-juvenil Camila e o Espelho e selecionada pela Fundação Pedro Calmon no edital de publicação do livro infantil A Menina que Não Gostava de Ler.
Neide Cortizo
Escritora e ilustradora baiana, vencedora de prêmios nacionais e regionais. Formada em belas-artes nos anos de 1970, tem um trabalho marcado fortemente pela conjunção entre imagens plásticas e imagem poética, o que lhe rendeu um trabalho de mestrado no Instituto de Letras da Ufba, concluido em 2007. Neide Cortizo é autora da ilustraçãono carro da Biblioteca Móvel.
Algumas obras: O encantado; A mangueira da praça e O menino e o dragão.
Jorge Conceição
O escritor e arte-educador Jorge Conceição é autor da coleção Boi Multicor, uma produção infantil que traz uma nova leitura de um dos mais famosos personagens da cantiga de ninar, o Boi da Cara Preta.
O Professor Jorge Conceição lecionou durante 13 anos na Universidade Católica da Bahia, no curso de Geografia, além de prestar assessoria e consultoria a Ongs e Universidades,
por meio de oficinas, cursos e palestras, abordando conteúdos relacionados a Estudos Africanos.
Meire Cazumbá
Nasceu na década de 1960 na comunidade de Pituba, às margens do rio São Francisco, no município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Filha de uma família de vaqueiros, aprendeu a ler aos cinco anos de idade com um professora leiga que por lá aportou. Sua paixão pelos livros a levou a se tornar a escritora das cartas que os moradores da comunidade, analfabetos, enviavam para os parentes distantes e a leitora dos livros de cordel, que encantavam a todos. Anos mais tarde mudou-se para São Paulo, onde cursou direito na Universidade Mackenzie, tornando-se advogada especializada em direito do
trabalho. Mantém vínculos estreitos com todos de sua comunidade, reconhecida como quilombo por
força de uma ação movida pelo Ministério Público Federal. O quilombo Rio das Rãs, como se tornou conhecido, é símbolo de luta em todo o território nacional.
Nivaldo Lariú
Fluminense de Itaperuna, mas baiano há mais de 30 anos. Engenheiro e escritor, é autor do “Dicionário de Baianês”. “confissões de um pai de adolescente” e de “Mancha de Dendê”. Tem 56 anos e é pai de três filhos. Vive em Salvador.
O I Passeio Ciclístico Dois de Julho realizado pela Fundação Pedro Calmon contou com a participação da Biblioteca de Extensão com sua unidade móvel atuando como apoio para as inscrições (gratuitas) dos ciclistas, distribuição de brindes, folhetos informativos e cartilhas da história do Dois de Julho.
A concentração do passeio foi no Dique do Tororó e às 14h o grupo com uma média de 200 ciclistas partiram pela Garibaldi até o Campo Grande onde houve o sorteio de brindes para os participantes.
A Biblioteca de Extensão nas suas unidades móveis fez uma homenagem aos festejos juninos.
promovendo nos bairros que atende oficinas de flores, bandeirolas, exposição dos santos festivos, exposição de cordéis entre outras atividades resgatando portanto valores culturais.
A Biblioteca de Extensão integra a Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, coordenado pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
A Biblioteca está sob a direção desde 2007 de Gleide Machado Almeida e é responsável pelo funcionamento das Bibliotecas Móveis e formação de Espaços de Leitura abrangendo diversas instituições, sejam elas no âmbito governamental, comunitárias ou de iniciativa privada.
A Biblioteca Móvel cumpre seu roteiro semanal nos bairros e aos domingos participa com o baiano em seu lazer nas praças com o Projeto Domingo na Praça inserindo o livro e a literatura e proporcionando o acesso também as manifestações das artes cênicas, dos poetas e escritores, mágicos e contadores de histórias, entre outras manifestações das artes e da literatura.